quinta-feira, 12 de março de 2009

Em Tempos de Crise.....


Em tempos de crise leão vira gatinho e cachorro vira rato, "o bicho pega".
Mas deixando o populacho de lado, a grande verdade é que a crise é difícil e chega para todos sem cerimônia, aviso prévio ou pompas, a crise sempre nos pega de jeito, devo confessar que até me dá arrepios, mas vamos lá. Porque será que a crise consegue nos abater tanto? Acho eu que um dos principais motivos é que nunca esperamos que isso aconteça conosco, a bem da verdade também creio que o ser humano em sua essência é muito soberbo.

O que me impressiona é o nosso comportamos, jamais conseguimos gerir, administrar um momento de crise de maneira adequada, não confunda as coisas, crise não é contratempo, é um momento difícil e muito complicado. Queria encontrar uma definição mais precisa daquilo que estou comentando e encontrei, aí vai "crise" segundo dicionário Houaiss, dentre alguns de seus significados, quer dizer "fase de transição entre um surto de prosperidade e outro de depressão, ou vice-versa", é uma transição súbita e violenta. Você deve estar se perguntando o porquê disso e eu respondo são fatos da minha vida e da vida de outras pessoas que eu convivo e me chamam atenção porque acabo sempre as relacionando a bíblia e seus preciosos ensinamentos através de suas histórias, a quem diga que deveriam ser estórias, paciência.


Pois bem, me lembrei da HISTÓRIA de um profeta que atendia pelo nome de Elias, esse rapaz mesmo que você deve se lembrar agora, resumidamente Elias era um profeta enviado por Deus para falar mais precisamente ao rei e rainha da época, Acabe e Jezabel (que nome ridículo), de seus desatinos, estou muito bondoso hoje, para com Deus. Um belo dia Elias resolve trocar figurinhas como profetas encapirotados de Jezabel e os chama para um desafio, se os profetas de Jezabel soubessem no que estavam entrando e o que aconteceria jamais tinham entrado nessa, não por Elias, mas por quem estava por trás de Elias, é Ele mesmo, o Deus Altíssimo, após perderem o desafio não só foram humilhados, mas também acabaram por perder a vida. Aqui começa nosso aprendizado. (I Re 18)

Você se lembra da definição do dicionário Houassis, “transição da prosperidade para a depressão, pois bem, acho eu, conjecturo eu, somente nos meus pensamentos tenho a idéia que Elias no fundinho do seu coração se achou o bambambã, derrotou “sozinho” e depois com outros mataram 450 homens, detalhe “profetas”, aí começa a peleja de Elias, logo Jezabel soube do acontecido e prometeu a Elias que no prazo de 24 horas sua cabeça estaria numa bandeja, o homem simplesmente se desesperou, como dizem os garotos hoje vazou, não quis saber se quer de viver entrou em parafusos, totalmente desiludido, sabe o que foi isso, crise, Elias literalmente entrou em crise. Quem diria Elias profeta de Deus enviado pelo Próprio em crise? Pois é pra ver que até homens com Deus passam por perrengues. Ele tem propósito em tudo.

Disso tudo absorvo algumas lições importantíssimas para nossa vida:

1. A crise é uma incógnita, ocorre subitamente, atingindo a todos, não distinguindo posição social, espiritual ou qualquer outra, não observa sexo, nível social, financeiro, religião, quando vem é impiedosa.
2. Durante a crise não tome medidas extremas, não se desespere, tente se ficar imóvel no mínimo, mantenha a calma e reflita.
3. Na crise descanse, e descanse em Deus, mesmo sabendo do problema, saiba que quando Ele quer tudo acontece.

Quando Elias se viu totalmente envolto pela nuvem da crise, Deus o fez descansar, lançou sobre ele um pesado sono, falou com ele através de um anjo e lhe deu provisão, eu sei que muitas vezes estamos tão imersos nos problemas, ele nos suga de uma forma tão arrebatadora mas a bíblia nos diz que tudo que acontece em nosso sistema e me reporto a tudo compreensível e conhecido só acontece ou se mantém pelo seu consentimento e a força do Seu braço. Por isso em tempos de crise imirja na provisão do Senhor, descanse n’Éle, ouça sua voz e se permita ser suprido em tudo por Ele. Amém


Com Amor e Carinho, Flávio Filho

Nenhum comentário: