quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Preparando-se para o Maior de Deus




Então, o anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que esta em Orfa, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão seu filho estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Jz 6:11


Muitos de nós queremos o manifestar de Deus em nossas vidas, grandes bênçãos, enfim conhecermos e desfrutarmos dos planos D’Ele, mas nos confundimos pensando que Deus de uma maneira mirabolante mudará tudo que estamos fazendo, (não que Ele não possa), pensamos que seus planos para a nossa existência virão de forma inesperada. E isso não acontecerá por que Deus não se adianta, não atropela seus planos. Ele quer primeiro trabalhar conosco através daquilo que estamos fazendo e de forma gradativa, caso contrário ficaríamos tateando como quem diz: e agora Senhor qual a próxima determinação?

Se pensarmos dessa forma, corremos o risco de arruinar todo o trabalho que estamos fazendo, devemos sim ouvir o Senhor, mas devemos continuar a lida e não esperarmos, como computadores que esperam o próximo comando. Devemos nos empenhar em concluir o que estamos fazendo, este foi o erro de Israel esperava o messias para salva-los de maneira súbita e gloriosa da dominação romana mesmo eles incorrendo em seus velhos erros.

Um bom exemplo dessa forma gradativa dos planos de Deus é Gideão, “... estava malhando trigo no lagar, para o salvar dos midianitas ...”, percebam que Gideão não estava de braços cruzados esperando Deus dizer a ele para onde deveria ir. Existem pessoas hoje dessa maneira, que não tomam atitude, não atitude precipitada, atitudes pautadas nos princípios e valores de Deus.

Gideão não era nem um louco que saía por aí fazendo qualquer coisa que ele achava ser certo, veja o que o anjo diz: “... o Senhor é contigo, varão valoroso ....”, mas ele teve a atitude e o Senhor o viu trabalhando no lagar.

Além disso, Gideão era comprometido, apesar de sua visão limitada, tinha compromisso com sua família, poderia estar na colina lugar habitual de malhar o trigo e, mais fácil, mas foi prudente resolveu ir a um buraco (lagar) evitando assim ataques dos inimigos, homem de recursos.

Percebam que Gideão não é afoito, mas é obediente, hoje em dia muitos resolvem deixar tudo para fazer outras coisas, seja paciente o Senhor te exaltará. Gideão procurou provas concretas afinal ele tinha responsabilidades com sua família. O chamado era verdadeiro, mas ele tinha que confirmar, ele tinha dúvidas sobre o chamado, pois se sentia inapto à obra.

Uma vez confirmado por Deus não vacilou obedeceu, obedeça meu irmão, ”.... é melhor obedecer que sacrificar ....” (I Sm 15:22).

As características da personalidade de Gideão foram consagradas a Deus, mesmo com suas falhas e fraquezas, e ainda assim continuou sendo servo do Senhor, o Juiz que Deus escolheu para livrar Israel da mão dos midianitas. Se você consegue ver falha em Gideão e assim mesmo ele serviu, estaria disposto a servir da mesma forma?

Lembre-se, o que você esta fazendo é importante e que Deus quer te usar e tem uma finalidade por meio dessa tarefa. Concentre-se por que o amanhã pertence a Deus e o Senhor te preparará para ele, como diz o ditado não adiante o carro na frente dos bois. (Jz 6:15-16/Sl 113:7-8).



Com amor e carinho Flávio Filho